Formato n㯠suportado

Mercado de Cabo Verde

A posição geoestratégica de Cabo Verde, situando-se no Atlântico médio, equidistante da América do Norte e do Sul de África, na encruzilhada entre América do Sul e Europa Central e parte integrante dos mercados da CEDEAO, de cerca de 400 mil milhões de dólares e 400 milhões de potenciais consumidores; do mercado da União Europeia através do programa UE /SPG+ e do mercado da AGOA.

Mercado da UE / SPG+

O Sistema de Preferências Generalizado (SPG+) Permite um acesso preferencial a todos os produtos cabo-verdianos exportados para o mercado da EU, livre de quotas e serviços.

Mercado da CEDEO

Cabo Verde é membro de pleno direito da CEDEAO, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental. A CEDEAO que oferece uma plataforma de entrada para um mercado regional de cerca de USD 400 mil milhões e cerca de 400 milhões de consumidores potenciais.

Mercado da AGOA

O AGOA, Lei americana para o Crescimento e Oportunidade de África, é um Decreto-Lei do congresso norte-americano, que tem como objectivo incentivar o comércio e os investimentos na África Subsariana, com a expansão do Sistema Generalizado de Preferências (SGP), em cerca de 1.800 produtos, garantindo-lhes acesso preferencial, sob uma taxa aduaneira de zero por cento e sem restrição de quotas, sendo Cabo Verde um dos países africanos elegível para este programa.

Espaço Diáspora

Com mais população fora do que dentro, Cabo Verde é um dos países com mais altas taxas de emigração — Estima-se que um número equivalente ao tríplo da população residente vive fora de Cabo Verde.